História

A história da comunidade está totalmente vinculada com a história de Carlos Eduardo Braga de Menezes (“Kaka”), que deixou  o basquete profissional para dedicar integralmente em ajudar outras pessoas.
Antes de formar a Comunidade Ele Clama, “Kaka”, decidiu levar moradores de rua para um sítio de sua família. Os primeiros moradores de rua vieram de uma praça próxima a sua casa, onde se encontravam todos os dias e conversavam por horas.
No início, era oferecido apenas abrigo e comida, mas com o passar do tempo teve que encontrar outro local para estas pessoas, pois o número de moradores estava crescendo. A maioria deles eram também dependentes químicos, com isto, ele também teve que buscar profissionais que auxiliassem neste tipo tratamento.
Diferentemente do que muitos imaginavam, o entusiasmo e dedicação de “Kaká” cresce a cada dia, motivando-o a investir seu tempo e ajudar ainda mais pessoas carentes, tendo sempre como base o cristianismo e o senso de justiça.

 

1ª turma da comunidade Ele Clama - 2003

banner_topo_institucional

Quem Somos

A Comunidade Terapêutica Ele Clama foi criada em 2003, no município de Contagem-MG, é uma organização não governamental cristã e tem  como objetivo  “oferecer ao dependente químico de 18 a 64 anos, do sexo masculino e seus familiares, atendimento psicossocial diferenciado, em diversos formatos de atenção, consoante a necessidade individual, objetivando seu tratamento, recuperação e reinserção social”.
Em geral, as ONGs atuam na sociedade aonde o governo não chegou. A Comunidade Ele Clama tem alcançado regiões carentes de várias partes do Brasil devido a grande necessidade nacional de atendimento nessa área.
Ao longo de 12 anos atendeu mais de 4.000 homens e desenvolve programas atualmente  no estado de Minas Gerais nos municípios de Contagem e Esmeraldas.

 

Missão

Manifestar o reino de Deus através do desenvolvimento de programas eficazes de prevenção e tratamento da dependência química, prestar acolhimento a homens em situação de rua ou de perda de vínculos familiares, através da aplicação dos princípios cristãos e do conhecimento científico, para promoção humana e transformação da sociedade.

Visão

Ser referência no atendimento às necessidades de prevenção, de recuperação da dependência química e no atendimento a população de rua.

Valores

1- Dependência de Deus.
Dependemos de Deus para atuarmos como cristãos autênticos e refletir a imagem de cristo, no exercício do ministério para o qual fomos chamados e que nos foi confiado.

2- Amor, respeito e serviço ao próximo
Consideramos as pessoas como a expressão máxima do sonho de Deus. Respeitamos suas dificuldades e limitações e entendemos como possíveis de serem curadas. Priorizamos servir as pessoas em lugar do dinheiro, das estruturas e dos sistemas.

4- Ética cristã.
Consideramos a ética cristã como parâmetro suficiente para a prática da integridade, honestidade, transparência, compromisso, confiança e lealdade, sendo determinante para fazermos o melhor possível com os recursos a nós confiados.

5- Relacionamento
Acreditamos sempre no relacionamento como visão de Deus para a restauração de vidas e das famílias, como prática para influenciar e desenvolver as pessoas, a sociedade e para o desenvolvimento de parcerias e soluções para enfrentamento dos desafios apresentados.